
O nascimento do Bênjamin
Compartilhe
Quando o ninho está pronto
Partos normais são mesmo imprevisíveis?
Depois de acompanhar mais de uma centena de partos, eu aprendi que não é apenas o bebê que escolhe sua hora para nascer. A mãe também sente que, sim, está na hora. Não é algo consciente. Não passa pela cabeça. É no coração que tudo acontece. Uma sensação sutil de ninho pronto. E entenda por “ninho pronto” o que quer que aquela mãe entenda o que é esse tal lugar: o quarto do bebê que já está decorado e instalado, o início da licença maternidade, a chegada da vó que mora em outra cidade, a mudança para o apartamento novo, o companheiro que voltou de viagem... Tudo isso é ninho pronto. E como animais que somos, tais como os passarinhos, construímos durante os nove meses de gestação um lugar seguro para receber nosso filhote. Às vezes é um lugar físico. Outras, um lugar emocional. E quando a mãe sente que está tudo pronto, o bebê vem.
Claro, claro. Não há regras em partos. Tudo é possível. Tem aqueles que são de surpresa mesmo e pegam todo mundo de calça curta. Também não tem nenhum conhecimento científico em toda esta minha divagação. Mas eu acredito mesmo que quando se trata de gestação e nascimento a razão não explica tudo. Explica quase nada, na verdade. E por isso dou aqui meu palpite de fotógrafa de parto apaixonada pela psique humana.
Bem, mas como eu disse lá em cima, para algumas mulheres o ninho está pronto quando o companheiro voltou de viagem. E é aqui que começa a nossa história. Quando o Bênjamin decidiu nascer, seu pai estava – adivinhou, né? – em viagem. Tinha ido no dia anterior para Brasília, que fica distante 1.300 quilômetros de Curitiba, onde aconteceria o parto domiciliar da Renata. Acontece que Bênjamin foi apressado e ninguém mesmo esperava que ele nasceria naquela semana. A reação imediata do Fabiano, quando começaram as contrações, foi pegar o primeiro vôo de volta pra casa. Mas era de madrugada e a próxima decolagem só aconteceria às 6h da manhã. Nesse instante começa a contagem regressiva. Em meio à correria dos bastidores, eu só olhava para a barriga da Renata e mentalmente repetia: Bênjamin, seu ninho não está pronto ainda, menino! Segura aí! E como era impossível fazer o relógio parar, eu só torcia para que a teoria do ninho pronto estivesse certa desta vez.
Esta é a história de um lindo parto em casa. E a saga de um pai pra conseguir chegar em tempo pra ver seu filho nascer. Será que ele conseguiu?
Pra descobrir, dá o play e assiste esta história incrível.
O dia do nascimento do Bênjamin está contado nestas fotos e neste vídeo, que faz parte do projeto Sons do Parto. Um trabalho multimídia que mistura todos aqueles detalhes que controem uma história: fotos, cenas de vídeo, áudios, as conversas de WhatsApp entre a família e a equipe e até os diálogos por telefone com o Fabiano que estava distante.
O nascimento do Bênjamin
Família: Renata e Fabiano
Equipe: Alyni Dobkowski, Cibele Prado da Luz (Quatro Apoios Parto Domiciliar Planejado) e Cris Topala.
Fotos, captação de áudio e vídeo: Luciana Zenti
Edição: Heidi Peters


























































